Filiado a
Filiado a Fenajud

A direção do Sindjus segue o roteiro com visitas de fiscalização a comarcas do estado para verificar o cumprimento das medidas de segurança nos locais de trabalho em função da pandemia do coronavírus. Na elaboração dos roteiros, são priorizadas as comarcas com denúncias de irregularidades encaminhadas pelos trabalhadores. 

Nesta quarta-feira (4), diretores visitaram unidades do Poder Judiciário em Torres e Capão da Canoa e, na quinta-feira (5), conversaram com servidores em Camaquã. Os representantes sindicais ainda averiguaram as condições de higiene e distanciamento nos locais de trabalho e ouviram as considerações dos trabalhadores. Em Torres, os servidores manifestaram preocupação com a ausência de informações precisas sobre casos confirmados de contaminação na comarca. Até o momento, foi notificada uma confirmação apenas, de uma magistrada, mas há relatos de casos entre familiares de servidores e trabalhadores terceirizados. “A incerteza gera apreensão entre os servidores. É necessário que as informações sejam atualizadas e compartilhadas com o máximo de transparência, a fim de garantir a integridade dos servidores e suas famílias”, ponderou o diretor de política e formação sindical, Marco Velleda.

Nas visitas, ainda, os dirigentes fizeram esclarecimentos sobre o plano de carreira em tramitação no TJRS e sobre os planos de compensação, tema que tem preocupado os trabalhadores que aderiram à greve de 2019. A direção aguarda retorno sobre o pedido de audiência com o presidente do Tribunal até esta sexta-feira (6). Caso não haja confirmação, a entidade “adotará todas as medidas cabíveis para buscar uma solução definitiva para este impasse que tem gerado grandes transtornos para os trabalhadores”, pontuou o diretor jurídico Osvaldir Rodrigues.