Filiado a
Filiado a Fenajud

Representantes do Sindjus participaram do 9º Congresso do Sinjusc, realizado entre os dias 26 e 28 de maio, que teve como tema “Esperançar é verbo: coletividade para construir o futuro do trabalho”. Estiveram presentes no evento o secretário-geral, Valter Macedo, o diretor de Política e Formação, Marco Velleda, e o diretor de Comunicação, Emanuel Dall’Bello, que também é coordenador Regional Sul da Fenajud. 

O Congresso, primeiro em formato presencial do Sinjusc após dois anos de pandemia, abordou a resistência e as alternativas construídas pela classe trabalhadora, além de trazer debates sobre a realidade pós-pandêmica e como transformá-la em favor dos trabalhadores. Ao longo dos três dias de atividade, ainda, foi ampliado o debate sobre os riscos da PEC 32, além das discussões sobre os impactos do liberalismo na saúde dos trabalhadores e necessidade de gestão do sofrimento psíquico e assédio.

O evento também foi marcado pelo encerramento da “2ª Jornada Científica: estudos sobre Trabalho”, promovida pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC). Nos últimos 2 anos, ocorreu uma forte aproximação entre a universidade e os sindicatos no fomento de pesquisas científicas relacionadas ao mundo de trabalho por meio do Fazendo Escola, entidade de formação sindical que possui a gestão compartilhada entre Sinjusc, Sindjus RS, Sintrajusc entre outros.

Na avaliação de Emanuel Dall’Bello, a atividade foi um potente espaço de reencontro e de fortalecimento da categoria, do sindicato, e das pontes com as universidades, com mesas marcadas pela forte presença das mulheres e pela diversidade dos debates. “O congresso apontou os próximos passos da luta das trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense para os próximos anos, que serão marcados por inúmeros enfrentamentos para retomarmos um país mais justo e menos desigual. O Sinjusc e sua base poderão sempre contar com o Sindjus RS e a Fenajud nesse caminho!”

Acesse outros conteúdos sobre o congresso no site e nas redes do Sinjusc: 

https://www.sinjusc.org.br/site/ 

https://www.instagram.com/sinjusc.sc/

https://www.facebook.com/sinjusc.sindicato