Filiado a
Filiado a Fenajud

Na tarde desta segunda-feira (21) foi divulgado o resultado das eleições da Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoal, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de fevereiro, por meio do sistema SVO. As eleições cumpriram o que determinava a Lei 15.737/2021, a Resolução nº 1385/2021-COMAG e o Ato n° 007/2022-P. Para representar a categoria, foi eleita a servidora Helena Veiga Müller, como titular, e como suplente a servidora Camila Samanta Gomes de Araújo.

 

A representação na comissão tem papel estratégico para a categoria, tendo em vista que debaterá sobre temas fundamentais, como: I – planejar, organizar e estabelecer a distribuição equilibrada de cargos e servidores nos serviços judiciários e administrativos, observada a proporcionalidade da lotação entre os órgãos de 1.º e 2.º Graus; II – decidir sobre a movimentação de cargos e de servidores; III – propor a criação de novas unidades ou cargos e a abertura de concursos; IV – coordenar, expedir instruções e decidir, em única instância, impugnações relativas ao processo de avaliação de desempenho; V – opinar sobre propostas de modificação da classificação das serventias (art. 60); VI – expedir normas acerca do estágio probatório; VII – deliberar sobre a efetivação no serviço público; e VIII – propor criação de novas áreas de atividades, sempre que necessário.

 

A servidora Helena Veiga Müller, Oficiala de Justiça lotada na Comarca de Torres, parte integrante da Diretoria Colegiada do Sindjus/RS e da Abojeris, é grande conhecedora do plano de carreira, tendo participado de todas as discussões e ações políticas desde o estabelecimento da comissão de construção do projeto até a sua promulgação pelo governador do Estado. Para Helena, “o momento é de trabalharmos em conjunto para darmos mais força à nossa voz, lembrando que somos uma única categoria, e teremos imensos desafios acerca dos desdobramentos do plano de carreira e sua revisão.” A titular afirma ainda que trabalhará com sua suplente para atuar junto à comissão.

 

O diretor do Sindjus e Coordenador Regional Sul da Fenajud, Emanuel Dall’Bello, assegura que o sindicato e a federação prestarão todo o apoio técnico e político necessário às servidoras para o cumprimento do seu papel na comissão. “Garantir os meios para a atuação qualificada da representação da categoria junto ao TJ é obrigação do sindicato, que disponibilizará suas assessorias para acompanhamento das discussões e demandas”, pontua o dirigente.