Filiado a
Filiado a Fenajud

A direção do Sindjus realizou, nesta quinta-feira (8/4), uma reunião ampliada do Conselho de Representantes de Comarcas. Na ocasião, além da eleição dos delegados para o Congresso da Fenajud, foram debatidas a articulação da categoria pela aprovação do plano de carreira na ALRS e questões relacionadas às ferramentas do Balcão Virtual e Multi Comarca (Multicom).

A reunião contou com a participação de mais de 50 pessoas e também proporcionou um espaço de debate para que os participantes apresentassem demandas de situações vivenciadas nas comarcas.

Congresso Fenajud

Conforme o edital de convocação, durante a reunião foram escolhidos 20 delegados e seis observadores para o Congresso Nacional da Fenajud, que terá como tema “Sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulneráveis”. 

O evento será dividido em duas etapas, sendo a primeira em formato virtual, no dia 8 de junho para a eleição da nova Coordenação Executiva colegiada da Fenajud. E a segunda nos dias 9 e 10 de dezembro, ainda sem definição de formato ou local, em razão da pandemia de Covid. 

PCCS – Um passo à frente

Durante a reunião, o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, fez um relato sobre a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) no Órgão Especial, e a expectativa de tramitação na Assembleia Legislativa. Na avaliação de Zalazar, o plano de carreira representa um avanço importante e será como um alicerce, com a valorização dos servidores e servidoras.

O diretor de Comunicação, Emanuel Dall’Bello, também apresentou detalhes da campanha “PCCS – Um passo à frente”, promovida pelo Sindjus para garantir a aprovação do PCCS. Entre as ações, além de inserções na mídia tradicional, a campanha prevê ações de militância digital e articulação com lideranças políticas locais das comarcas com base eleitoral dos deputados da Assembleia Legislativa. 

Balcão Virtual e Multicom (Multi Comarca)

O Conselho de Representantes também debateu a resolução que instituiu o Balcão Virtual de atendimento e o projeto Multi Comarca (Multicom) e as dificuldades dos servidores para a implementação das ferramentas.

“E-proc e essas ferramentas vão mudar estruturalmente a forma de trabalhar, e o TJ não abriu o debate para que pudesse discutir as mudanças. Está sendo feito a conta-gotas, ao invés de debater o tema de forma ampla e permanente. O Sindicato já realizou um pedido de criação de uma comissão para tratar das questões de tecnologia e reestruturação administrativa”, apontou Emanuel Dall’Bello. 

O diretor de Comunicação citou que o Sindjus também está tratando do tema na Fenajud, com uma proposta para reunir todos os sindicatos de servidores da Justiça para debater a reestruturação do Judiciário sob a ótica da tecnologia e com foco na saúde do trabalhador, buscando ações integradas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os pontos apresentados pelos representantes das comarcas sobre a implementação do Balcão Virtual está a falta de equipamentos, o horário de atendimento, já que existe diferença entre o expediente dos servidores que estão em trabalho remoto e presencial. As demandas apresentadas serão levadas para reunião com a Corregedoria-Geral da Justiça.