Coletivo pela Igualdade Racial será retomado no Sindjus

Encontro para organização do Coletivo acontece no próximo dia 11

Dentro do compromisso de ampliação dos espaços de diálogo dentro da atividade sindical, e da construção coletiva da luta sociais, o Sindjus está retomando o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus. A primeira atividade será um encontro virtual no próximo dia 11 de dezembro, às 9h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições devem ser feitas em bit.ly/ColetivoCIRS.

O encontro terá a seguinte pauta:

  1. Análise de conjuntura;
  2. Desigualdade racial no judiciário e o cumprimento das Resoluções 203/2015 e 336/2020 do CNJ;
  3. Próximas atividades.

Durante o mês de novembro, foram realizadas duas reuniões com servidores e servidoras negros e negras de diversas comarcas, que iniciaram o processo de retomada do Coletivo. A proposta deliberada na última reunião preparatória é que o coletivo possa reunir e fortalecer a luta de colegas negras e negros, mas que também conte com o engajamento de todos os servidores e servidoras que atuam na luta antirracista. 

Para o primeiro encontro desta nova etapa, o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus vai debater a presença e os desafios dos negros no Judiciário, em especial no RS. Um dos focos é avaliar o cumprimento das Resoluções 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para cargos efetivos, e a Resolução 336/2020 do CNJ, que determina a reserva de 30% das vagas nos programas de estágio do Poder Judiciário, mesmo percentual da Administração Pública Federal. 

Os servidores e servidoras que estão articulando a retomada do coletivo também convidaram para o encontro a bancada negra eleita para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, composta por cinco lideranças jovens do movimento negro, e que representam um avanço histórico na luta antirracista.

Serviço:
O quê? Retomada do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS)
Quando? 11 de dezembro (sexta-feira), às 9h
Inscrições: bit.ly/ColetivoCIRS