Filiado a
Filiado a Fenajud

Um encontro virtual realizado na manhã desta sexta-feira (14/5), deu início a uma mobilização histórica dentro do Sindicato: a criação do Coletivo de Mulheres do Sindjus. 

As reuniões serão realizadas na segunda sexta-feira de cada mês, sempre às 9h. No entanto, um grupo de whatsapp já foi criado para fomentar a troca entre as trabalhadoras da Justiça gaúcha.

O encontro virtual teve espaço de troca, em que todas tiveram oportunidade de apresentar propostas, sugestões e expectativas sobre as atividades do Coletivo. A reunião teve como encaminhamento que a atuação do Coletivo será um espaço de fortalecimento da luta das mulheres na sociedade, no espaço sindical e também no TJRS; formação política, com grupos de estudos e participação de convidadas; além de oportunizar espaços de acolhimento e trocas de experiências, já que o grupo conta com ampla diversidade, tanto etária, como de espaços de atuação na estrutura do Sindicato e do TJRS. 

O grupo também debateu questões como o machismo no ambiente de trabalho e na atuação política, e formas que o Coletivo pode atuar para empoderar as mulheres, que representam 68% da força de trabalho do Tribunal de Justiça do RS (TJRS).

As trabalhadoras da Justiça gaúcha interessadas em participar do grupo de whatsapp do Coletivo de Mulheres podem enviar um email para imprensa@sindjus.com.br.