Filiado a
Filiado a Fenajud

O Coletivo de Mulheres do Sindjus realizou, nesta sexta-feira (9/7), mais uma reunião ordinária de organização das atividades. O encontro virtual deste mês teve como uma das pautas a troca de experiência sobre as ações de militância em outros espaços, destacando a característica plural e heterogênea do grupo, e as contribuições para a organização e atuação do Coletivo.

“Sabemos que no Judiciário as mulheres ainda enfrentam resistência quando expõe as suas opiniões e para serem ouvidas. Mas esse espaço é de construção e desconstrução, de fala e escuta”, destacou a diretora do Sindjus Janete Togni.

Nas falas e manifestações durante a reunião, as participantes destacaram que nos dois meses de criação, o Coletivo de Mulheres tem exercido um papel de fortalecimento das mulheres, tanto nas reuniões como nas trocas de grupos de mensagem. Na avaliação do Coletivo, isso colabora para que as mulheres possam ir mais fortes para a luta e o enfrentamento do machismo e da luta por equidade nos diversos espaços de atuação.

A reunião contou com a participação de Ana Carolina Lôbo, que é coordenadora de gênero da Fenajud  e diretora do Sindjus-PE, e destacou a importância do espaço para realizar essa troca, e que a ideia é fomentar que outros sindicatos ligados à Federação também organizem coletivos. “Sabemos que as mulheres são a maioria no Judiciário, mas ainda não estão nos cargos de decisão. Importante ter essa presença de forma paritária, para se fazer ouvir”, destacou. 

Entre os encaminhamentos da reunião, o Coletivo de Mulheres definiu que serão realizadas live, com convidadas e temas de interesse das participantes, nas terças-feiras, às 19h30. Além disso, o grupo vai deliberar a escolha de um nome para as próximas reuniões. 

As reuniões do Coletivo são abertas para todas as mulheres (aposentadas e da ativa) do Judiciário gaúcho, e todas as contribuições são importantes para construção da luta sindical das mulheres. As interessadas em participar do grupo de whatsapp podem enviar um email para contato@sindjus.com.br.