Filiado a
Filiado a Fenajud

Neste sábado (29/1), às 10h, será realizado primeiro ato do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), com o evento virtual: “Por uma revolução democrática na Justiça”. O Sindjus/RS é uma das entidades que compõem o Comitê Facilitador do FSMJD.

Acompanhe essa grande atividade que abre os debates promovidos pelo Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que vai contar com a participação de pessoas de diversas áreas, abordando o cotidiano da justiça e como podemos lutar para ter uma justiça capaz de visar a pessoa em primeiro lugar. 

A apresentação será feita procuradora de Justiça aposentada do MPPE  e integrante do Coletivo Transforma MP, Maria Betânia,  e a mediação será da coordenadora nacional do Transforma MP, Vanessa Patriota da Fonseca, ambas integrantes do Comitê Facilitador do FSMJD.

Confira os participantes:

Boaventura de Sousa Santos: doutorado pela Universidade de Yale, é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Jones Manoel da Silva: é um historiador, marxista, youtuber, professor de história, comunicador popular, escritor, e militante do Partido Comunista Brasileiro, conhecido pelo seu canal no YouTube denominado Jones Manoel.
Vilma Reis: é Socióloga, Mestra em Ciências Sociais, doutoranda em Estudos Étnicos Africanos no PosAfro-FFCH-UFBA, feminista, defensora de Direitos Humanos, Ativista do Movimento de Mulheres Negras, Abolicionista Penal, Co-fundadora da Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras para os Direitos Humanos, e, através da Coletiva Mahin constrói a Coalizão Negra por Direitos.
Joziléia Kaingang: faz parte da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e é uma das fundadoras da Articulação Brasileira dos Indígenas Antropologes (Abia) e do Comitê de Assuntos Indígenas da ABA.
Luís Nassif: é um jornalista brasileiro. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo. Nas composições que faz dos possíveis cenários econômicos, não deixa de analisar áreas correlatas que também são relevantes na economia, como o sistema de Ciência & Tecnologia.
João Cézar de Castro Rocha: é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor de 13 livros e organizador de 30 títulos. Lançou em 2021 “Guerra cultural e retórica do ódio”. Seu trabalho foi traduzido para o mandarim, alemão, inglês, espanhol, francês e italiano.
Jules Falquet: é professora do Departamento de Filosofia da Universidade de Paris 8, depois de ter ensinado sociologia na Universidade Diderot de Paris, desde 2003. Atualmente o foco de suas pesquisas consiste em analisar a reorganização do trabalho e a resistência coletiva à globalização neoliberal de diferentes movimentos sociais do continente americano.
Guilherme Castro Boulos: é professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, político e escritor brasileiro. Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade, Boulos é membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
Tarso Genro: é advogado, autor de livros de direito e teoria política, ex-presidente do PT, foi Ministro da Justiça, de Relações Internacionais e da Educação do Brasil, ex-governador do RS, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e do Instituto dos Advogados Brasileiros.
José Geraldo de Souza Jr: é professor titular e ex-reitor da Universidade de Brasília, coordenador do projeto Direito Achado na Rua.
••••

O FSMJD será realizado presencialmente de 26 a 30 de abril de 2022, em Porto Alegre. O evento aconteceria agora, em janeiro, mas foi adiado em razão da alta transmissão da Covid-19, causada pela variante ômicron.

 

📆 29 de janeiro (sábado) | 10h

🔗Transmissão (ative a notificação): https://bit.ly/FSMJD-29jan