Contra o pacote de maldades de Eduardo Leite, um ato unificado reuniu nesta terça-feira (10) na Praça da Matriz mais de 20 mil trabalhadores de várias categorias do funcionalismo público do Estado. Servidores do Judiciário de diversas comarcas participaram da atividade. Convocada pelo FSP, fórum que integra cerca de 30 entidades representativas dos servidores do Estado, a manifestação teve por objetivo principal pressionar os parlamentares pela retirada do pacote de medidas do governo estadual que, entre outros prejuízos, desconstitui carreiras do funcionalismo e ataca a Previdência. A votação do pacote está prevista para a próxima semana, e as entidades sindicais estimam uma mobilização ainda maior.

À tarde, ocorreu no hotel Everest a reunião ampliada do Conselho de Representantes de comarcas. No encontro, assessores jurídicos do Sindjus prestaram esclarecimentos sobre o pacote de Eduardo Leite, resumindo os principais prejuízos para os servidores caso as medidas sejam aprovadas na ALRS. Diante da conjuntura, os diretores do sindicato enfatizaram a importância da atuação dos representantes de comarcas na mobilização dos servidores para os atos da próxima semana.

Foi tratada ainda a situação dos servidores que não tiveram seus planos de compensação aprovados, após mudanças arbitrárias nas exigências por parte do presidente do TJRS. Os representantes foram informados, também, da aprovação no Comag do pedido de equiparação do auxílio-refeição, durante sessão que acontecia no momento da reunião ampliada e que era acompanhada pela Diretora Rosa Junges. Os dirigentes do Sindjus destacaram que o esforço neste momento será para encaminhar a votação no plenário virtual do Órgão Especial ainda este ano. “Sabemos da dificuldade de encaminhar nossos pleitos junto a esta Administração intolerante com o seu quadro funcional, mas vamos pressionar a presidência até o último dia da gestão. Temos que continuar sendo resilientes e perseverantes para conseguirmos reverter essas absurdas injustiças”, destacou o secretário-geral do Sindjus, Valter Macedo. Como encaminhamentos da reunião, foi definido: a) que será realizada outra live acerca do pacote do governador, conclamando principalmente os colegas que não aderiram à greve para que participem dos atos em Porto Alegre na próxima semana; b) convocar os servidores de Porto Alegre e região metropolitana para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, e definir um dentre esses dias para convocar toda a categoria; c) disponibilizar um modelo de recurso ao COMAG contra o indeferimento dos planos de compensação, bem como, colocar a assessoria do Sindjus à disposição da categoria para prestar orientações em casos específicos.