Entidades do Sistema de Justiça reivindicam negociação e índice de 10,06%

Servidores e servidoras de diversas categorias uniram-se em caminhada nesta terça-feira (26) na capital gaúcha para reivindicar negociação com o governo do Estado por uma reposição salarial digna e defender o IPE Saúde.

Em frente à sede do IPERGS, centenas de manifestantes chamados pelas entidades representativas dos servidores estaduais portavam cartazes e faixas em defesa do Instituto, que atravessa uma crise estrutural sem precedentes. “A receita do IPE é diretamente impactada pelo congelamento salarial de quase oito anos do funcionalismo estadual”, apontou o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar.

Na sequência, a marcha fez uma parada em frente ao Tribunal de Justiça do RS (TJRS). Do carro de som, o diretor Jurídico do Sindicato, Osvaldir Rodrigues, cobrou do Tribunal a instalação da mesa de negociações permanente para debater a recuperação das perdas salariais superiores a 53%.

Os trabalhadores seguiram em marcha pela avenida Borges de Medeiros até o Palácio Piratini, onde cobraram do governo substituto Ranolfo Vieira Júnior a negociação do reajuste salarial com o índice mínimo de 10,06%, que repõe apenas a inflação do ano passado.

No carro de som, dirigentes dos sindicatos e associações de trabalhadores denunciaram o desmonte e a precarização do serviço público como políticas de governo. Osvaldir Rodrigues também alertou que na próxima terça-feira, dia 3 de maio, o projeto enviado pelo governo do Estado, propondo 6% de reajuste passa a trancar a pauta e pode ser votado na Assembleia Legislativa. “É hora de força total, de lotar a praça e pressionar os deputados e deputadas para alterar esse índice vergonhoso proposto pelo governo”, finalizou.

VEJA A GALERIA DE FOTOS:
Crédito: Grupo REC (Ricardo Silveira/Vinicius Ellwanger)