Eleita em maio deste ano e desde junho à frente do sindicato, a nova direção do Sindjus desenvolve desde o primeiro dia de gestão um movimento intenso pelo resgate da união e mobilização da categoria. Desde o início do mês, os dirigentes sindicais cumprem uma série de ações pelo estado, em defesa do avanço da pauta salarial e da carreira dos trabalhadores do Judiciário, iniciativas aprovadas em calendário de lutas definido na última Assembleia Geral da categoria, ocorrida em 2 de julho. Como destaque e atividade principal do período, será realizado um grande ato no dia 2 de agosto, em frente ao Tribunal de Justiça do estado.

O ato tem apoio e organização conjunta com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados e tem por objetivo pressionar a Administração do TJRS para que acolha as reivindicações da categoria e interceda junto aos parlamentares nas pautas que já tramitam no Legislativo. Os dirigentes já apresentaram nos encontros com representantes da Administração um conjunto de reivindicações, entre os quais a necessidade de uma alternativa à proposta apresentada pelo Tribunal na ALRS para extinguir o cargo de Oficial Escrevente, transformando os atuais Escreventes em Técnicos.

A categoria também cobra empenho da Presidência do Tribunal para que avance a tramitação do PL 218/2017, que autoriza a reposição parcial da perda inflacionária dos vencimentos dos servidores. O projeto está trancado na CCJ da Assembleia, por articulações da base governista. “Não temos plano de carreira e nossos salários estão congelados há cinco anos. Os servidores e servidoras do Poder Judiciário gaúcho são reconhecidos por sua eficiência, pois fazemos nossa parte todos os dias, nos cartórios e nas ruas. Agora, é hora da Administração fazer um esforço também pelos seus trabalhadores”, destaca o diretor jurídico Osvaldir Rodrigues da Silva.

Desde o início deste mês, diretores cumprem roteiro de visitas às comarcas do interior para dialogar com os servidores, articular mobilizações locais e realizar filiações. A aproximação com a categoria, segundo o coordenador geral Fabiano Zalazar “é fundamental para que todos sintam-se acolhidos e entendam a importância do apoio de cada um e cada uma para fortalecer a nossa luta”. Nos encontros, ainda, é reforçada a importância do comparecimento massivo ao ato do dia 2 de agosto. “A presença dos trabalhadores em peso neste dia é indispensável para mostrar que os trabalhadores estão unidos e determinados na conquista dos nossos pleitos”, conclui Fabiano.